Governo aprova aumento extra das pensões e lança "Pensão na Hora"

O aumento extra já foi pago este mês, com retroativos a janeiro. Foi ainda lançado o programa "Pensão na Hora", para agilizar os pagamentos, que entra em vigor já em fevereiro.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
18/02/2021 15:49 ‧ 18/02/2021 por Notícias ao Minuto

Economia

pensões

O Governo aprovou, esta quinta-feira, em sede de Conselho de Ministros o aumento extra das pensões mais baixas, no valor de 10 euros, e anunciou o lançamento do "Pensões na Hora", um programa que pretende agilizar o pagamento das mesmas.

"Foi aprovada a atualização extraordinária, pelo 5.º ano consecutivo, das pensões mais baixas, esta atualização extraordinária já foi paga aliás neste mês de fevereiro com retroativos a janeiro. Abrange um milhão e 900 mil pessoas e é uma atualização extraordinária de 10 euros", disse a ministra do Trabalho, no final do Conselho de Ministros.

São abrangidos por este aumento "pensionistas de invalidez, velhice e sobrevivência do sistema de Segurança Social e os pensionistas por aposentação, reforma e sobrevivência do regime de proteção social convergente cujo montante global das pensões seja igual ou inferior a 1,5 vezes o valor do Indexante dos Apoios Socias (IAS) em vigor", pode ler-se.

Além disso, foi ainda anunciado o lançamento do programa "Pensões na Hora", que pretende agilizar o pagamento das prestações.

"O diploma integra um conjunto de regras que permitirá uma maior rapidez de atuação da Segurança Social no pagamento de pensões, concretizando o projeto Simplex "Pensão na Hora", e protegendo os beneficiários de prestações sociais quando, por força das regras de atualização do indexante de apoios sociais, a variação daí resultante seja negativa", pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros.

Segundo detalhou Mendes Godinho, com esta alteração "todo o processo de atribuição da pensão por velhice passa a estar tramitado online, através da Segurança Social Direta", existindo um "deferimento automático" da pensão. Este processo avança já este mês.

[Notícia atualizada às 16h31]

Leia Também: Montante gerido por fundos de pensões sobe em 2020 para 23 mil milhões

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas