Inovação requer mobilização da política industrial europeia
O comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, propôs hoje a mobilização das quatro políticas industriais europeias para suportar a inovação industrial na União Europeia (UE) e providenciar a "estrutura certa que o investimento requer".
© Getty Images
Economia Thierry Breton
Na conferência de abertura da quarta edição dos Dias da Indústria, Thierry Breton frisou que a indústria da UE "deve estar confiante" de que as instituições europeias vão trabalhar para "suportar a inovação" e "providenciar a estrutura certa" que esse investimento requer.
"É por isso que precisamos de mobilizar as quatro políticas industriais europeias", apontou, referindo-se às alianças europeias de matérias-primas, do hidrogénio limpo, de baterias e de plásticos circulares.
Nas palavras do comissário, a Europa tem "o que é preciso" para "acelerar" a ambição industrial, sendo o mercado único europeu o "motor" para a recuperação e resiliência do bloco comunitário.
Ao mesmo tempo, considera que a pandemia veio acelerar "a necessidade de a Europa liderar a transição digital e verde", tendo sido "uma espécie de 'wake up call' [acordar] para trabalhar a dependência estratégica" da UE.
Nesse sentido, destacou a importância dos planos nacionais de recuperação e de projetos multinacionais que ajudarão, respetivamente, a financiar a ambição europeia e a coordenar um investimento "mais efetivo" em setores estratégicos como a energia, o transporte, o digital.
É esse investimento que "trará benefícios tangíveis ao mercado único e a toda a Europa", sustentou.
Apelando ao trabalho "conjunto" entre a Comissão Europeia, os Estados-membros, a indústria e as partes interessadas, frisou a necessidade de "reconstruir a confiança no futuro dos nossos cidadãos e dos nossos negócios".
Assim, o comissário dosse esperar que esta edição dos Dias da Indústria sirva para "partilha de experiências entre as indústrias e os ecossistemas".
"A recuperação da Europa fornece-nos grandes oportunidades para construir uma economia mais verde, digital e resiliente. A grande questão é, claramente, como o fazer", concluiu.
Os Dias da Indústria, o principal evento anual da Europa sobre a indústria, têm hoje início em várias cidades da UE, em formato digital, e prolongam-se até ao dia 26 de fevereiro.
Leia Também: Covid-19: Presidente da Câmara do Funchal em isolamento profilático
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com