Não é só mais uma calculadora. Diz quantas vidas salva se usar máscara
Na prática, a calculadora especifica em números reais as consequências da utilização da máscara de proteção - e também da não utilização.
© ShutterStock
Economia Máscara
Calculadoras há muitas, mas hoje falamos de uma, em particular, que mede a eficácia das máscaras, no que diz respeito aos contágios evitados e vidas 'poupadas'. A ferramenta pode ser encontrada no site Omni Calculator.
Esta calculadora foi criada por dois jovens: Dominik Czernia, do Instituto de Física Nuclear de Cracóvia, e Joanna Michalowska, da Universidade de Ciências Médicas de Poznan.
Na descrição da calculadora, os criadores dizem que as máscaras são uma "ferramenta essencial" na luta contra a Covid-19, citando dados científicos.
Na prática, a calculadora especifica em números reais as consequências da utilização da máscara de proteção - e também da não utilização da mesma.
Para fazer o cálculo, o utilizador deve responder se usa (ou não) máscara de forma correta, qual é o material utilizado na constituição da mesma e qual o número de reprodução inicial R0 (o famoso, por cá, Rt).
No final, é divulgado o número de pessoas que conseguimos proteger com as nossas atitudes de proteção individuais e, por consequência, quantas vidas estamos a salvar.
Em Portugal, recorde-se, o índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está nos 0,68, mantendo a tendência decrescente de novos casos de covid-19 em todo o país, anunciou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), na semana passada.
Os dados mais recentes, divulgados na quinta-feira pela DGS, revelaram que Portugal registou mais 28 vítimas mortais - o número mais baixo desde 28 de outubro - e 830 novos contágios de Covid-19.
No total, desde o início da pandemia, contabilizamos já mais de 807 mil infetados (807.456) e mais de 16 mil mortes (16.458).
Leia Também: Um terço dos trabalhadores em plataformas digitais estava no desemprego
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com