O simulador dos preços da energia da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) tem novidades. Foram adicionados novas funcionalidades que visam "acompanhar a rápida evolução do mercado retalhista e aumentar a usabilidade desta ferramenta essencial no processo de mudança de comercializador de energia".
O simulador de preços - ao qual pode aceder através deste link - compara todas as ofertas comerciais disponíveis para os consumidores de eletricidade (Baixa Tensão Normal) e de gás natural (Baixa Pressão) em Portugal continental.
Estas atualizações, sublinha o regulador, foram feitas a propósito do Dia Mundial do Consumidor, que se celebra a 15 de março.
Estas são as novas funcionalidades:
- Filtro de inclusão do desconto na taxa de IVA aplicável a famílias numerosas;
- Nova opção de simulação com base no valor mensal da fatura do consumidor;
- Filtro de ofertas com descontos exclusivos para novos clientes;
- Possibilidade de aviso de informação incoerente entre o simulador e outras fontes;
- Reorganização da página de resultados, destacando o menu de personalização da simulação;
- Discriminação das componentes existentes numa fatura de energia em: tarifas de acesso às redes, componente de energia, custo com outros serviços, descontos/reembolsos e taxas e impostos.
"A ERSE recomenda que os consumidores, no início de cada ano e, preferencialmente duas vezes por ano, consultem o simulador de preços da ERSE e verifiquem qual é a oferta comercial que melhor se adequa ao seu caso. Recorde-se que o mercado é dinâmico, verificando-se o constante lançamento de novas ofertas comerciais e descontinuação de outras. O consumidor deve avaliar se há ofertas comerciais em mercado que lhe permitam poupar na fatura de energia", lembra ainda o regulador.
Esta ferramenta permite comparar o valor a pagar quando é necessário decidir entre contratar a eletricidade e o gás natural de forma conjunta ou em separado, colocar os preços do seu contrato atual e perceber se pode poupar com uma mudança de oferta comercial e identificar as componentes numa fatura de energia, como por exemplo, as tarifas de acesso às redes, a componente de energia ou das taxas e impostos.
Leia Também: Energia. Saiba como ler uma fatura da luz ou do gás natural (com vídeo)