Governo moçambicano prevê aumento de 11% na produção de cereais

O Governo moçambicano prevê um aumento de 11% da produção de cereais na atual campanha agrícola face à anterior, anunciou hoje o primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, no parlamento.

Notícia

© Lusa

Lusa
10/03/2021 14:56 ‧ 10/03/2021 por Lusa

Economia

PM

 

"dummyPub">

"No domínio da agricultura, a avaliação preliminar da presente campanha agrária 2020/2021 indica boas perspetivas no sentido de que iremos aumentar a produção, atingindo, por exemplo, 3,1 milhões de toneladas de cereais contra 2,8 milhões registados na campanha 2019/2020", referiu Agostinho do Rosário.

A previsão de aumento da produção agrária "resulta do empenho dos produtores, do aumento de investimentos no setor da agricultura, com destaque para o programa Sustenta, bem como da boa época chuvosa que estamos a registar", acrescentou.

A precipitação abundante encheu barragens que registavam baixos níveis crónicos, em especial no sul do país, região que há anos enfrentava um cenário de seca devido à fraca pluviosidade, mesmo na época chuvosa.

Um relatório divulgado no final de fevereiro pela Rede de Alerta Antecipado de Fome (Fews, na sigla em inglês), usada para tomada de decisões pelas agências humanitárias, realçou que "se as famílias tiverem acesso a sementes, muitas zonas de cheias poderão recuperar na colheita da segunda temporada, em junho e julho".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas