Portugal subiu 13 lugares no ranking da Bloomberg sobre os melhores locais para se estar em plena pandemia. O nosso país ocupa assim a 23.º posição numa lista que é liderada por Singapura e que foi atualizada na segunda-feira, dia 23 de abril.
A agência de notícias chama-lhe 'ranking de resiliência à Covid-19' e tem em consideração 11 indicadores, entre os quais o número de casos, óbitos, distribuição das vacinas e liberdade de circulação das pessoas.
Com esta classificação, Portugal fica assim à frente de outros países da Europa tais como Alemanha ou Espanha.
A Bloomberg escreve que Portugal "sobe 13 posições à medida que o país reduz gradualmente as medidas" associadas ao confinamento, "após enfrentar um dos piores surtos do mundo em janeiro".
Eis os primeiros 30 lugares do ranking:
Portugal ocupa a 23.º posição, tendo subido 13 lugares© Bloomberg
Portugal não teve registo de mortes relacionadas com Covid-19 na segunda-feira, o segundo dia desde o início da pandemia em que isto se verifica, segundo a Direção-Geral da Saúde.
O único dia sem registo de mortes tinha ocorrido em 3 de agosto do ano passado.
Desde o início da pandemia Portugal já contabilizou 834.638 casos confirmados e 16.965 óbitos.
O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal subiu para 0,99 enquanto a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias desceu para 70,4 segundo os dados mais recentes.
Leia Também: Covid-19 pode aumentar em 20 vezes risco de morte em grávidas