A unidade polaca do BCP, o Bank Millennium, registou um resultado líquido consolidado de 311 milhões de zlótis (-68,6 milhões de euros) no primeiro trimestre, de acordo com dados divulgados esta terça-feira, em comunicado enviado à CMVM.
"O resultado foi substancialmente influenciado por provisões relacionadas com riscos legais associados à carteira de créditos hipotecários concedidos em moeda estrangeira no montante total de 533 milhões de zlótis (117,4 milhões de euros), das quais 21 milhões de zlótis (4,6 milhões de euros) relacionadas com a carteira do Euro Bank", pode ler-se no comunicado.
O nível de provisões acumuladas representa assim 10,8% do valor da carteira de créditos hipotecários em moeda estrangeira. Excluindo itens não habituais, o resultado líquido atingiu 209 milhões de zlótis (46,1 milhões de euros).
A instituição bancária adianta ainda que a margem financeira diminuiu 10% em termos homólogos. Por outro lado, os custos operacionais diminuíram 17% também em termos homólogos.
O BCP, recorde-se, detém uma participação de 50,1% no Bank Millennium.
Leia Também: PSI20 segue positivo com BCP e EDP a puxarem pelos ganhos