Portugal registou a maior subida no ranking que avalia o nível de progresso na implementação de políticas de eficiência energética, de acordo com a Agência para a Energia (Adene). O nosso país ocupa assim o 7.º lugar, o que compara com a 21.ª posição do Energy Efficiency Watch Survey em 2015.
"Segundo o estudo coordenado pelo Fórum Europeu para as Fontes de Energia Renovável (EUFORES), que reúne 1.270 especialistas europeus, o grande salto qualitativo de Portugal neste ranking justificase pela evolução positiva na eficiência energéticas na indústria, nos transportes e nos edifícios", refere a Adene, em comunicado.
Além disso, Portugal é apresentado como um exemplo a seguir nas políticas de eficiência energética, "em especial na etiquetagem de produtos, nos requisitos para o desempenho de edifícios e na certificação de edifícios. Cerca de 90% dos especialistas avaliam a implementação destas políticas como parcialmente eficaz ou muito eficaz".
"O sucesso de Portugal deve-se também, segundo os especialistas, aos incentivos apresentados nas metas para a neutralidade carbónica em 2050 que mostram uma maior ambição ao nível das políticas nacionais de eficiência energética", acrescenta a Adene.
Leia Também: Cancro gástrico: Descoberto mecanismo de resistência de doentes a fármaco