Segundo fonte diplomática, o encontro aconteceu esta manhã e foi o primeiro de uma série de reuniões que Nyusi terá hoje na capital francesa, estando previstos encontros também com outros gigantes como Air France ou o banco Société Generale, que tem uma operação em Moçambique.
O Presidente moçambicano está na capital francesa com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Verónica Macamo, e o ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane.
A comitiva moçambicana participa na terça-feira na Cimeira sobre o Financiamento das Economias Africanas onde, entre outras temáticas, se vai discutir o financiamento da dívida africana e o futuro do setor privado no continente.
Filipe Nyusi vai encontrar-se bilateralmente com Emmanuel Mácron (Presidente francês), António Costa (primeiro-ministro português) e Charles Michel (presidente do Conselho Europeu). O líder moçambicano vai ainda encontrar-se com outros homólogos africanos, já que mais de 15 chefes de Estado e Governo marcam presença física em Paris.
Na agenda bilateral do encontro entre Emmanuel Macron e Filipe Nyusi estão os ataques de grupos armados na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, e os planos de coordenação entre os países vizinhos para fazer face ao terrorismo naquela região, assim como as diversas ofertas de ajuda por parte de Portugal, Estados Unidos e França, segundo fonte do Eliseu.