Este encontro entre António Costa e o italiano Paolo Gentiloni foi divulgado na conta oficial do líder do executivo português na rede social Twitter.
"Na reunião de trabalho que tive hoje, em São Bento, com o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, fizemos um ponto de situação sobre processo de aprovação dos PRR", escreveu António Costa.
Na mesma mensagem, o primeiro-ministro de Portugal, país que até junho preside ao Conselho da União Europeia, refere que na reunião foram ainda abordados "vários aspetos relacionados com o quadro institucional da recuperação europeia".
Horas antes deste encontro, no Centro Cultural de Belém, durante uma sessão de apresentação da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, o ministro do Planeamento, Nelson de Souza, afirmou que, no plano de internacional, o processo de ratificação para o aumento dos recursos próprios da Comissão Europeia está a cumprir os calendários previstos.
"Neste momento, um pouco mais de metade dos Estados-membros já submeteram os seus planos para apreciação de Bruxelas e 22 dos 27 já ratificaram a decisão do aumento dos recursos próprios da Comissão Europeia. Espera-se concluir este processo até ao final deste mês", disse Nelson de Souza.
Portugal recebe na sexta-feira e no sábado reuniões informais dos ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) e da União Europeia (Ecofin), no âmbito da presidência portuguesa da UE, contando com a presença dos governadores dos bancos centrais.
No Centro Cultural de Belém, centro logístico da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, estarão responsáveis como o vice-presidente da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis, o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, a comissária para a Estabilidade Financeira, Mairead McGuinness, a economista-chefe da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Laurence Boone, ou a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde.
Leia Também: PRR: Falta a Portugal fechar acordo operacional com a Comissão Europeia