Negociações da PAC falham e há nova tentativa de acordo em junho

A presidência portuguesa do Conselho da UE e os negociadores do Parlamento e da Comissão Europeia falharam, após dias de negociações, um acordo sobre a política agrícola comum, voltando ao tema em junho.

Notícia

© Lusa

Lusa
28/05/2021 09:29 ‧ 28/05/2021 por Lusa

Economia

agricultura

 

A informação foi hoje avançada pelo Conselho e, entretanto, confirmada pelo comissário europeu da Agricultura através da rede social Twitter: "Estivemos perto de chegar a um acordo esta semana. No entanto, espero que consigamos alcançar um compromisso ainda durante presidência portuguesa da UE", escreveu, Janusz Wojciechowski.

Após três dias de negociações, o Conselho anunciou não ter sido possível chegar a um acordo em questões consideradas cruciais e que os negociadores voltam a encontrar-se em junho, ainda sob a presidência da ministra da Agricultura portuguesa, Maria do Céu Antunes.

A proposta da PAC é composta por três regulamentos: dos regulamentos dos planos estratégicos, da governação horizontal -- financiamento, gestão e acompanhamento da PAC - e da organização comum do mercado de produtos agrícolas.

A nova PAC deverá começar a ser aplicada em 01 de janeiro de 2023, já com o plano estratégico de cada Estado-membro aprovado, vigorando até lá um regime transitório.

Leia Também: Lembra-se da escola de ballet em favela do Rio? Foi invadida pela polícia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas