Presidência portuguesa? Apreciação positiva mas é cedo para balanços

O presidente da Delegação Regional do Centro e Alentejo da Ordem dos Economistas, António Mendonça, fez hoje uma apreciação positiva da presidência semestral portuguesa do Conselho da União Europeia, embora considere que se poderia ter ido mais longe.

Notícia

© Getty Images

Lusa
24/06/2021 19:07 ‧ 24/06/2021 por Lusa

Economia

UE/Presidência

"Obviamente que há coisas positivas e coisas que podiam ter sido feitas e não foram, mas não arrisco para já um balanço", disse o economista à agência Lusa em Coimbra, na Faculdade de Economia, no âmbito da conferência "Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia: que balanço", que decorreu esta tarde.

O professor universitário e antigo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações [2009-2011] considera que "ainda é cedo para fazer um balanço" e que se deve primeiro deixar terminar a presidência portuguesa (30 de junho) e ter alguns meses para fazer esse balanço".

"Faço uma apreciação geral positiva, particularmente naquilo que diz respeito a aspetos que coincidiram com a presidência portuguesa, que estou certo teve uma influência positiva, designadamente na aprovação, um pouco mais rápida daquilo que é habitual, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)", frisou.

Salientando a importância dessa aprovação na recuperação económica europeia, o economista António Mendonça referiu, no entanto, que "há outros aspetos que interessa ainda aprofundar a discussão".

O presidente da Delegação Regional do Centro e Alentejo da Ordem dos Economistas questiona se Portugal poderia ter feito mais na presidência semestral e diz que a resposta só pode ser dada "dentro de alguns meses, quando todas as dimensões da presidência portuguesa possam ser objeto de análise e de quantificação".

A conferência "Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia: que balanço" foi organizado pela Delegação Regional do Centro e Alentejo da Ordem dos Economistas, em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

A 01 de janeiro deste ano Portugal assumiu a presidência semestral do Conselho da União Europeia, que termina a 30 de junho.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas