O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou, esta quinta-feira, que vai divulgar no dia 28 de julho os primeiros resultados dos Censos 2021, uma operação que contou com 99,3% das respostas da população através dos canais digitais.
"A resposta expressiva pela Internet contribuiu decisivamente para que a operação decorresse com toda a qualidade, tranquilidade e segurança exigidas face ao contexto de saúde pública do país, ditado pela pandemia da Covid-19", sublinha a agência de estatísticas, num comunicado enviado às redações.
Entre as 99,3% de respostas digitais, o meio mais utilizado foi o acesso direto das famílias ao site (87,5%), seguindo-se as respostas com recurso à aplicação móvel do recenseador (7,7%) e, finalmente, o preenchimento dos questionários nos ‘ebalcões’ localizados nas Juntas de Freguesia (4,1%).
A fase de recolha dos Censos 2021, recorde-se, decorreu entre os dias de 5 de abril e 31 de maio e "contou com a participação empenhada da população, permitindo a conclusão da maior parte dos trabalhos apenas seis semanas depois da data do momento censitário (dia 19 de abril)", lembra o INE.
Na estrutura de recolha dos Censos 2021 estiveram envolvidas cerca de 15 mil pessoas.
Os resultados que vão ser apresentados na próxima semana, contudo, "têm ainda um caráter preliminar, na medida em que são baseados em contagens resultantes do processo de recolha e divulgados antes do final de todo o processo de tratamento e validação da informação recolhida".
A disponibilização dos resultados definitivos dos Censos 2021 está prevista para o 4.º trimestre de 2022, mas será ainda antecedida por uma apresentação de resultados provisórios, a divulgar em fevereiro do próximo ano, adianta o INE.
Leia Também: Terminou fase de resposta aos Censos. Maioria chegou por via digital