Abono de família: Pedido de reavaliação do escalão pode ser feito online
Pedido deve ser feito sempre que se verifique alteração aos rendimentos ou à composição do agregado familiar, que serviram de base ao apuramento do rendimento de referência para efeitos do abono de família, de acordo com a Segurança Social.
© shutterstock
Economia Abono de família
As famílias já podem pedir à Segurança Social a reavaliação do escalão de rendimento do abono de família através da Internet, uma vez que essa funcionalidade está agora disponível no site da Segurança Social Direta, anunciou o organismo no final da semana passada.
"Está disponível uma nova funcionalidade na Segurança Social Direta que permite pedir a reavaliação do escalão de rendimento do abono de família de forma mais simples e rápida, sem necessidade de deslocação aos serviços da Segurança Social", pode ler-se no site do Instituto da Segurança Social (ISS).
Quer isto dizer que "sempre que se verifique alteração aos rendimentos ou à composição do agregado familiar, que serviram de base ao apuramento do rendimento de referência para determinação do escalão de rendimentos, pode pedir a reavaliação do escalão".
Para submeter o pedido deve aceder à plataforma da Segurança Social Direta e, depois, através do menu 'Família', selecionar a opção 'Abono de família e de pré-natal'. Deve ainda clicar em 'Pedir e Consultar' e de seguida em 'Pedir reavaliação do abono de família'.
Os beneficiários devem depois fazer o pedido, "preenchendo os campos com a informação necessária para o efeito", adianta o ISS. "Para apoio ao cidadão é apresentado um resumo com as condições da reavaliação, que deverá ler com toda a atenção", recomenda ainda o organismo.
Pode aceder aqui a um guia prático da Segurança Social sobre o abono de família para esclarecer outras dúvidas sobre o tema.
Leia Também: Seg. Social acusada de negar apoio a trabalhadores com salários em falta
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com