"Entre 13 e 17 de setembro de 2021, as escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal realizam mais uma edição da 'Summer School' que será, pela primeira vez, direcionada aos lusodescendentes", anunciou, em comunicado, o Ministério da Economia.
Nesta edição, que é gratuita e 'online', participam as escolas de Hotelaria e Turismo do Porto, Oeste, Estoril, Portalegre e Portimão.
Os participantes podem assistir às aulas em português ou inglês, sendo que nas aulas lecionadas em linga inglesa haverá também a introdução de vocabulário em português.
O curso inclui sessões diárias de duas horas em cada uma destas línguas e tem por objetivo promover a valorização das competências e do emprego.
Segundo o mesmo documento, o programa abrange temáticas como "uma viagem pelo país", cultura, gastronomia, património e enoturismo.
"Esta ação ajuda os jovens de origem portuguesa a conhecer melhor o nosso país e é certamente uma forma de os atrair a voltar, nomeadamente para estudar, e também um fator de disseminação da cultura e dos valores portugueses associados aos principais ativos turísticos", afirmou, citada no mesmo documento, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.
Por sua vez, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, defendeu ser "muito importante que os lusodescendentes possam ter o contacto próximo com a grande diversidade geográfica e com a riqueza cultural do país".
Para a governante, o aprofundamento desse contacto é "essencial para que estes jovens, tão importantes para o futuro de Portugal, conheçam as potencialidades que este lhes oferece a nível académico, profissional ou de lazer".
Em 2020, a 'Summer School' contou com a participação de mais de 400 pessoas.
Leia Também: Madeira não teme impacto apesar do 'risco elevado' nos mapas da UE