O preço da eletricidade no mercado ibérico estabeleceu um novo máximo na quinta-feira da semana passada, nos 122,76 euros por megawatt hora (MWh), mas, por cá, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) diz que é é "prematuro antecipar qualquer decisão" relativamente a uma possível revisão das tarifas, como aconteceu em julho.
Contudo, há alguns comportamentos que podemos adotar no nosso quotidiano que ajudam a diminuir o valor a pagar na fatura da eletricidade no final do mês.
A ERSE deixa várias recomendações neste folheto. Além disso, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) recomenda que adote as seguintes medidas:
- Faça uma gestão cuidadosa dos aparelhos que estão em funcionamento e evite usar aqueles que podem ser menos necessários: por exemplo, dar primazia ao estendal em vez da máquina de secar roupa, sempre que as condições climatéricas o permitam.
- Verifique se a temperatura de frigoríficos e arcas congeladoras estão ajustadas: embora dependa do modelo, no frigorífico, deve rondar os 5 a 8ºC e, no congelador, -17 a -20ºC. Se possível, certifique-se de que as grelhas traseiras estão limpas e desobstruídas. Abra estes aparelhos o menos possível.
- Evite ligar em simultâneo eletrodomésticos com consumos significativos de eletricidade, como cafeteiras elétricas, fornos elétricos, máquinas da roupa e da loiça e aspiradores, para reduzir os picos de consumo na rede elétrica. Para tal, se as máquinas da roupa e da loiça tiverem a função de arranque diferido, use-a para que funcionem de madrugada.
- Na altura de lavar roupa e loiça, use as máquinas com a carga completa. Atenção: respeite a dose de detergente indicada na embalagem, pois não é por colocar mais que a loiça ou a roupa ficam mais bem lavadas. Se alguém em sua casa estiver doente, lave a roupa de cama, toalhas, roupa interior e pijamas a temperaturas mais elevadas – em regra, 'algodão a 60°C' –, desde que a máquina e a roupa o permitam. Se a máquina da roupa não possuir o programa indicado, use uma máquina de secar, para sujeitar a roupa a temperaturas mais elevadas. Caso não tenha este equipamento, e a roupa branca o permitir, coloque um pouco de lixívia no compartimento do detergente, antes de pôr a roupa a lavar.
- Desligue os equipamentos da corrente, para não ficarem a consumir em stand-by: use extensões com interruptor, por exemplo.
- Caso seja inadiável comprar um novo eletrodoméstico, como um frigorífico ou uma arca, opte por aparelhos com baixos consumos de eletricidade.
- Acenda apenas as luzes que são precisas. Ao sair da divisão, apague-as.
- Sempre que puder, varra a casa e aspire a fundo, pelo menos, uma vez por semana.
- Caso tenha um sistema fotovoltaico para autoconsumo (ou outro sistema de produção de eletricidade para autoconsumo, como geradores eólicos), procure alinhar o ciclo de utilização dos eletrodomésticos com de produção do sistema para autoconsumo.
Leia Também: Mundial2022: Cristiano Ronaldo pode isolar-se como recordista de golos