Governo apela ao consumo de produtos biológicos produzidos em Portugal
O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural apelou hoje em Madrid ao consumo de produtos agrícolas biológicos produzidos em Portugal, porque apesar de serem "ligeiramente" mais caros têm uma qualidade superior à generalidade.
© Diana Quintela /Global Imagens
Economia produtos biológicos
"Queria convidar as pessoas a fazerem essa experiência", disse Rui Martinho à agência Lusa à margem da inauguração da "Organic Food Ibéria", uma feira internacional ibérica para o setor biológico onde participam 13 empresas portuguesas deste setor.
O responsável português defendeu que os produtos biológicos "não são necessariamente mais caros", visto terem uma "mais valia de qualidade superior à generalidade que não pode deixar de ser remunerada".
Para Rui Martinho, o peso da alimentação nas despesas totais dos portugueses "não é assim tão grande" que faça com que uma "ligeiríssima diferença" se torne incomportável.
"Não estou a dizer que as pessoas devem transformar totalmente a sua alimentação, mas experimentar o biológico é de facto um desafio que fazemos e acho que está ao alcance da generalidade dos portugueses", insistiu o secretário de Estado da Agricultura.
Rui Martinho considerou que a "Organic Food Ibéria" organizada pela Feira Internacional de Madrid (IFEMA) é "importantíssima" a nível mundial e uma "montra muito importante" para dar visibilidade ao que se faz no país neste setor.
O responsável governamental indicou que o Governo tem como objetivo aumentar "significativamente" a área nacional dedicada à agricultura biológica que, neste momento, é cerca de 11% da superfície agrícola total portuguesa.
Na inauguração desta feira também esteve presente o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.
Leia Também: "País tem dívida de gratidão para com os agricultores", diz Costa
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com