Transportadora paquistanesa anuncia primeiro voo comercial para Cabul

Uma companhia aérea paquistanesa anunciou hoje a realização, a partir de segunda-feira, de um primeiro voo comercial entre Islamabad e Cabul desde que os talibãs tomaram o controlo do poder no Afeganistão.

Notícia

© Lusa

Lusa
11/09/2021 09:45 ‧ 11/09/2021 por Lusa

Economia

Afeganistão

"Temos todas as autorizações técnicas para as operações aéreas. O nosso primeiro avião comercial, um Airbus A320, descolará de Islamabad em direção a Cabul a 13 de setembro", declarou o porta-voz da companhia aérea paquistanesa PIA, Abdullah Hafeez Khan, à agência noticiosa France-Presse (AFP).

Khan indicou que, até agora, há 73 pedidos de passageiros interessados, "o que é muito encorajador", salientando que muitos dos bilhetes foram solicitados por organizações de ajuda humanitária e por jornalistas que desejam deslocar-se a Cabul.

Trata-se do primeiro voo comercial anunciado desde a tomada do poder pelos talibãs no Afeganistão, na sequência da partida das últimas tropas norte-americanas do país, a 30 de agosto.

Um primeiro voo internacional de passageiros, mas não comercial, descolou de Cabul na quinta-feira, seguido de outro, operado pela Qatar Airways, um dia depois, com 158 passageiros a bordo, entre norte-americanos, alemães, canadianos, franceses, holandeses, belgas e mauricianos. 

No final de agosto, o aeroporto de Cabul foi palco de cenas de caos com milhares de afegãos que, assustados com o regresso dos talibãs, tentaram desesperadamente embarcar no gigantesco transporte aéreo organizado, entre outros, pelos Estados Unidos. 

No total, mais de 123.000 pessoas, principalmente afegãos, foram retiradas como parte desse processo, marcado a 26 de agosto por um ataque mortal reivindicado pelo braço local do Estado Islâmico (EI).

Leia Também: EUA agradecem cooperação dos talibãs na retirada de estrangeiros

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas