Wall Street fecha em alta com investidores mais tranquilos

A praça nova-iorquina encerrou hoje em alta e recuperou as acentuadas perdas registadas no início da semana, com os investidores mais tranquilos com a Reserva Federal (Fed) e a chinesa Evergrande.

Notícia

© Reuters

Lusa
23/09/2021 23:28 ‧ 23/09/2021 por Lusa

Economia

Mercado

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average ganhou 1,48%, para 34.764,82 pontos, o alargado S&P500 progrediu 1,21%, para as 4.448,98 unidades, com mais de 85% das suas integrantes a fecharem em alta, e o tecnológico Nasdaq subiu 1,04%, para os 15.052,24 pontos.

A recuperação colocou os principais índices bolsistas em bom caminho para acabarem a semana com ganhos, depois da vaga de vendas na segunda-feira, que causou a maior queda diária do S&P desde maio.

A profunda inversão de tendência de segunda-feira, quando o S&P caiu 1,7%, para quinta-feira, quando exibe um ganho semanal de 0,4%, reflete a velocidade de mudança dos sentimentos dos investidores.

A onda de vendas na segunda-feira foi provocada por preocupações quanto a um eventual incumprimento por parte da Evergrande, um conglomerado chinês do imobiliário.

Os operadores bolsistas também estavam nervosos com a possibilidade de a Reserva Federal (Fed) decidir reduzir os apoios que tem dado à economia, na reunião sobre política monetária que fez na terça e quarta-feira.

Estas preocupações foram afastadas na quarta-feira, quando a Fed sinalizou que não consideraria qualquer redução antes de, pelo menos, novembro, e indicou que pode começar a sua principal taxa de juro algures no próximo ano.

Os investidores também obtiveram algum conforto com notícias vindas da China, onde a Evergrande disse que iria honrar um pagamento de juros devido hoje a um empréstimo obrigacionista interno.

Sobre um empréstimo externo, denominado em dólares, cujo serviço de dívida também estava marcado para hoje, vários meios de comunicação relataram que as autoridades chinesas de regulação dos mercados financeiros deram hoje aos dirigentes da Evergrande uma série de instruções, designadamente para evitarem incumprimento relativo a este empréstimo.

Por junto, os investidores mostraram-se tranquilizados com o início de uma resolução ordenada da crise Evergrande, salientou J. J. Kinahan, responsável pela estratégia de mercado da TD Ameritrade.

Leia Também: Wall Street segue em alta após dados do desemprego e decisões da Fed

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas