Preços dos combustíveis sobem: Gasolina mais cara já custa quase 2€/litro
Os preços dos combustíveis voltam a subir esta semana - um aumento médio de 3,5 cêntimos por litro no caso do gasóleo e de 2,5 cêntimos na gasolina -, devido à subida das cotações do petróleo nos mercados internacionais e à desvalorização do euro face ao dólar.
© Shutterstock
Economia Combustíveis
Os preços dos combustíveis continuam a aumentar e já há postos de abastecimento onde a gasolina mais cara (gasolina 98 +) custa quase dois euros por litro. Isto, no dia em que o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, rejeitou a possibilidade de baixar impostos nos combustíveis fósseis, para atenuar a subida de preços.
De acordo como o site Preços dos Combustíveis Online, o preço médio da gasolina especial 98 era de 1,881 euros por litro no domingo, dia 10 de outubro. Contudo, o arranque de mais uma semana trouxe mais um aumento dos preços.
Os preços dos combustíveis voltam a subir esta semana - um aumento médio de 3,5 cêntimos por litro no caso do gasóleo e de 2,5 cêntimos na gasolina -, devido à subida das cotações do petróleo nos mercados internacionais e à desvalorização do euro face ao dólar.
Ora, com estes aumentos há locais onde o preço da gasolina mais cara já custa cerca de dois euros por litro. Segundo o site Mais Gasolina, há postos de abastecimento onde a gasolina 98 + custa 1,999 euros por litro, esta segunda-feira, na região da Grande Lisboa.
GGasolina 98 + já custa cerca de dois euros por litro© Reprodução do site Mais Gasolina
Siza Vieira rejeitou a possibilidade de baixar impostos nos combustíveis fósseis, para atenuar a subida de preços, argumentando que a estabilidade fiscal dá previsibilidade aos agentes económicos para a inevitável transição para energias mais sustentáveis.
"Por muito que nos custe, os combustíveis fósseis vão aumentar o preço nos próximos anos", afirmou o governante, num encontro no âmbito do ciclo de conferências Retomar Portugal, da TSF e do JN, hoje dedicado ao tema das exportações, que contou com representantes da indústria, banca e empresas.
O barril de petróleo Brent para entrega em dezembro abriu em alta no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, a cotar-se a 83,80 dólares, um máximo desde outubro de 2018.
Na passada sexta-feira, a Assembleia da República aprovou o texto final da proposta de lei do Governo que permite fixar margens máximas de comercialização para os combustíveis simples e GPL engarrafado.
Leia Também: Agência Europeia está a avaliar medicamento para prevenção e tratamento
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com