DiscoverEU está de volta. Jovens, há 60 mil passes de viagem gratuitos
Para serem elegíveis para um passe de viagem, os jovens devem passar num questionário de seis perguntas de cultura geral sobre a UE e sobre outras iniciativas dirigidas aos jovens.
© shutterstock
Economia DiscoverEU
Arrancam esta terça-feira as candidaturas ao DiscoverEU, uma iniciativa da Comissão Europeia que oferece 60 mil passes de viagem gratuitos a jovens europeus de 18 anos de idade. Desta vez, os jovens de 19 ou 20 anos também podem candidatar-se, dado o adiamento da iniciativa devido à Covid-19.
"O objetivo é promover um sentido de unidade e solidariedade em toda a UE através de viagens transfronteiriças e aprendizagem intercultural", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Para serem elegíveis para um passe de viagem, os jovens devem passar num questionário de seis perguntas de cultura geral sobre a UE e sobre outras iniciativas dirigidas aos jovens.
"Os participantes são encorajados a viajar de comboio de forma sustentável, embora os que vivem em ilhas ou em áreas remotas também possam usar ferries e autocarros ou, em circunstâncias excecionais, viagens aéreas", pode ler-se.
As candidaturas terminam a 26 de outubro, às 12h00, para um período de viagem em 2022, que será o Ano Europeu da Juventude, de acordo com a Comissão Europeia.
"Como a evolução da pandemia continua a ser uma incógnita, todos os viajantes beneficiarão de reservas flexíveis através de um novo passe de viagem móvel. A data de partida pode ser alterada até ao momento da partida. Os passes de viagem móveis têm validade de um ano", segundo o mesmo comunicado.
Entre 2018 e 2019, houve 350.000 candidatos para um total de 70.000 passes de viagem disponíveis - 66% dos quais viajaram pela primeira vez de comboio fora do seu país de residência.
Leia Também: Sindicato dos trabalhadores da Altice quer discutir lei dos despedimentos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com