O estudo do Observador Cetelem 'Ser jovem hoje: que caminhos para a independência', divulgado esta terça-feira, revela que 87% dos jovens portugueses mostram estar otimistas com a sua vida. Contudo, revelam-se mais apreensivos em relação às alterações climáticas (73%), à situação económica (69%) e à situação política de Portugal no futuro (64%).
"Este estado de espírito positivo é visível na forma como os jovens europeus se descrevem, considerando-se felizes, idealistas e confiantes. Sentimentos positivos que variam um pouco consoante o país, com os jovens portugueses entre os mais idealistas", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Por outro lado, apesar de os jovens portugueses serem, a par dos romenos, aqueles que demonstram mais otimismo, o seu pessimismo revela-se quando avaliam a situação futura do país ou a nível internacional.
"Este pessimismo é transversal aos jovens europeus dos restantes países inquiridos, sendo as alterações climáticas a principal preocupação desta geração (65%). Os jovens europeus revelam estar preocupados também com a situação geopolítica no mundo (53%) e com a situação social do país de origem (52%)", pode ler-se.
No âmbito deste estudo foram inquiridos jovens dos 18 aos 30 anos, de seis países europeus (Portugal, Bélgica, República Checa, Itália, Roménia e Reino Unido).
Leia Também: Bruxelas lança 11 questões para decidir como rever regras orçamentais