O mercado livre alcançou um número acumulado superior a 5,4 milhões de clientes em setembro de 2021, de acordo com os dados divulgados, esta quarta-feira, pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Trata-se de um "crescimento líquido de cerca de 10,2 mil clientes face a agosto de 2021, o que representa um aumento de aproximadamente 2,2% face ao mês homólogo", indica o regulador, em comunicado.
Em termos de consumo, registou-se um decréscimo de 22,2 TWh face a agosto de 2021, atingindo 42.418 GWh em setembro.
"O consumo no mercado livre representa, em setembro, mais de 95% do consumo total registado em Portugal continental", diz a ERSE.
Quem lidera?
Em termos de quota de mercado, a EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (73,8%) e em consumo (41%). "Face a agosto, a sua quota decresceu 0,1 p.p. em número de clientes. Já em termos de consumo, a sua quota registou um aumento de 0,2 p.p. relativamente ao mês anterior", revela a ERSE.
Vale lembrar que as tarifas de eletricidade da EDP Comercial vão subir em média 2,4% em 2022, o que corresponde a um acréscimo na fatura das famílias de cerca de 90 cêntimos por mês, refletindo a subida dos custos da energia.
Leia Também: Temer diz ter falado sobre semipresidencialismo no Brasil com Marcelo