Os CTT - Correios de Portugal recomendaram, esta quarta-feira, que os portugueses se mantenham atentos, identificando mensagens de phishing e evitando cair em esquemas fraudulentos.
"O final do ano também pode ser sinónimo de mensagens no telemóvel a dizer que tem valores a pagar aos CTT. Saiba que se essas mensagens não são verdadeiras e que se trata de um esquema fraudulento com vista à obtenção de dados pessoais e bancários, sem qualquer ligação aos CTT. Este é apenas um dos vários esquemas de phishing que já detetámos", diz a operadora de correios, em comunicado.
Há vários esquemas que têm utilizado o nome dos CTT para atuar. Aliás, a operadora de correios disponibiliza aqui alguns exemplos de esquemas em circulação.
O phishing é uma técnica de fraude online onde, através de mensagens SMS, emails ou publicações em social media, que tentam obter informações confidenciais como contas de login, passwords ou detalhes bancários, usando a identidade de instituições de confiança como se se tratasse de comunicações oficiais, dizem os CTT.
"O objetivo destas comunicações é encaminhar o utilizador para um site falso, de modo a que este forneça os seus dados confidenciais", adianta a operadora de correios.
Leia Também: Governo quer exportações de 50% até 2027 com investimento em I&D