Os Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores revelam que o indicador de confiança dos consumidores aumentou em janeiro, ao passo que o indicador de clima económico diminuiu, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo INE.
"O indicador de confiança dos consumidores aumentou em janeiro, após ter estabilizado em dezembro e diminuído nos dois meses precedentes, de forma significativa em novembro", pode ler-se no relatório da agência de estatísticas portuguesa.
Por outro lado, o indicador de clima económico diminuiu em janeiro, "tendo vindo a apresentar um comportamento irregular desde julho".
Os indicadores de confiança diminuíram em janeiro na indústria transformadora e nos serviços e aumentaram na construção e obras públicas e no comércio, de acordo com o INE.
"O saldo das perspetivas dos consumidores sobre a evolução dos preços diminuiu em dezembro e janeiro, após os aumentos observados entre setembro e novembro, que resultaram no valor máximo dos últimos dez anos", indica ainda a agência.
Destaque para o saldo das perspetivas de evolução futura dos preços de venda no comércio, que aumentou em janeiro, atingindo o valor máximo da série iniciada em maio de 2003.
"A indústria transformadora foi o único setor de atividade em que as expectativas de preços de venda diminuíram em janeiro, depois de ter atingido em dezembro o valor máximo desde outubro de 1990", revela ainda o INE.
[Notícia atualizada às 09h36]
Leia Também: Despiste provoca dois feridos na VCI no sentido Freixo-Arrábida