UE reúne na segunda-feira ministros da Energia

A França, que preside ao Conselho da União Europeia, anunciou hoje uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros da Energia, na segunda-feira, em Bruxelas, uma vez que muitos países europeus dependem fortemente da Rússia para importações de gás.

Notícia

© Getty

Lusa
26/02/2022 12:26 ‧ 26/02/2022 por Lusa

Economia

Ucrânia

 

"Na sequência da agressão militar russa contra a Ucrânia e no quadro da presidência francesa do Conselho da União Europeia, Barbara Pompili, ministra da Transição Ecológica, reunirá na segunda-feira os seus homólogos europeus encarregados da energia, em Bruxelas, para uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros", segundo um comunicado.

O Conselho de Ministros Extraordinário terá início pelas 15H00, de acordo com a mesma fonte.

Uma conferência de imprensa será organizada a este respeito, com Barbara Pompili e Kadri Simpson, comissária da Energia.

A União Europeia endureceu as sanções à Rússia, após a invasão da Ucrânia, sem, no entanto, ter ainda excluído o país do sistema de transações bancárias internacional Swift.

Vários estados membros receiam, entre os quais a Alemanha, a grande dependência do gás russo para abastecimento, preferindo encarar a medida mais tarde.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos 198 mortes, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev.

A ONU deu conta de 120.000 deslocados desde o primeiro dia de combates.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de o país se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

Leia Também: Cordão humano pela paz hoje em Lisboa com apelo à participação de todos

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas