O alerta vem do Fundo Monetário Internacional (FMI): A guerra na Ucrânia pode ter um impacto "devastador" na economia global, numa altura em que vários países já sentem os efeitos da subida dos preços da energia.
A Ucrânia, em particular, deverá passar por uma "recessão profunda" e esperam-se "elevados custos de reconstrução" num contexto de crise humanitária, diz o FMI, citado pelo Guardian.
O cenário está ainda associado a uma enorme incerteza, alerta o FMI, que acredita que os riscos negativos são "extremamente" elevados - e serão maiores em função da duração da guerra. O FMI prevê que a economia ucraniana poderá cair até 35% este ano.
O FMI aprovou na semana passada 1.400 milhões de dólares (cerca de 1.300 milhões de euros) em ajuda de emergência para a Ucrânia, que enfrenta "uma crise humanitária e económica muito séria" devido à invasão russa.
A verba aprovada pelo Conselho Executivo do FMI servirá para "atender às necessidades urgentes de financiamento e mitigar o impacto económico da guerra", afirma o fundo em comunicado.
O FMI sublinha que apesar das incertezas, "as consequências económicas" da invasão da Ucrânia pela Rússia "já são muito graves".
Leia Também: Rainha Letizia recicla saia plissada pela terceira vez