Fazer uma boa gestão do orçamento familiar é meio caminho andado para ter as finanças pessoais organizadas. Para não se perder entre as várias despesas, calcular qual é a sua taxa de esforço ajuda a perceber qual o peso real dos encargos mensais no orçamento familiar.
Afinal, o que é a taxa de esforço? "A taxa de esforço é a relação entre os rendimento mensal liquido de um agregado familiar e as despesas dos mesmo", explica o Doutor Finanças, acrescentando que a fórmula de cálculo é a seguinte:
Total de prestações financeiras / Rendimento mensal liquido x 100 = Valor da taxa de esforço em percentagem
Nesta senda, o Doutro Finanças disponibiliza um simulador da taxa de esforço - ao qual pode aceder aqui - a partir do qual pode perceber qual é o "peso das suas despesas mensais no seu orçamento face aos rendimentos do seu agregado familiar".
Para utilizar este simulador "deve considerar como despesas todos os gastos dos seu agregado familiar, nomeadamente prestações do crédito habitação, crédito automóvel, cartões de crédito, bem como mensalidades de infantários, escolhas, gastos com deslocações e alimentação, por exemplo".
Além disso, "como rendimento mensal líquido deve entender todos os seus ganhos, independentemente da sua origem".
Leia Também: Hoje é notícia: Mortes mantêm medidas Covid; Homem asfixia mulher no sofá