A semana começou com melhores notícias para os condutores portugueses, com a descida dos preços dos combustíveis - aquele que foi o primeiro alívio dos preços desde o início do ano. Além disso, foram atualizadas as projeções económicas, por parte do Governo, depois de ter sido divulgado que o défice de 2021 foi melhor do que o previsto.
Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.
- Contas nacionais: Défice ficou (mesmo) abaixo dos 3% do PIB em 2021
O défice das Administrações Públicas, em contabilidade nacional, caiu para 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021, abaixo da meta oficial do Governo e do 'limite' dos 3% (conforme tinha sido já antecipado), depois de ter disparado para 5,8% em 2020, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE), na sexta-feira.
- PRR: Bruxelas dá 'luz verde' a desembolso de 1,16 mil milhões a Portugal
A Comissão Europeia aprovou um desembolso a Portugal de 1,16 mil milhões de euros, dos quais 553,44 milhões são subvenções e o restante empréstimos, sendo o primeiro desembolso após metas cumpridas ao abrigo das verbas da recuperação.
- "Grande passo". EUA e UE anunciam contrato para o gás (são 15 mil milhões de metros cúbicos)
A União Europeia (UE) e os EUA chegaram a acordo para o fornecimento de 15 mil milhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito (GNL) ainda este ano aos Estados-membros. O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e pelo presidente dos EUA, Joe Biden, esta sexta-feira.
- Mundial2022: Portugal segue na 'corrida', Itália volta a dizer 'arrivederci'
Portugal manteve-se na 'corrida' ao Mundial2022 de futebol, depois de ultrapassar a Turquia, e vai decidir a presença na fase final diante da surpreendente Macedónia do Norte, que eliminou a 'poderosa' Itália, no caminho C.
- Combustíveis: AUTOvoucher continuará a dar desconto de 20 euros em abril
O AUTOvoucher vai manter-se em abril e continuará a traduzir-se num desconto de 20 euros para os condutores no primeiro abastecimento, anunciou o ministro das Finanças, João Leão, na sexta-feira, em conferência de imprensa, em Lisboa.
Leia Também: PRR: Bruxelas dá 'luz verde' a desembolso de 1,16 mil milhões a Portugal