O petróleo tem estado a negociar de forma volátil ao longo desta semana, o que torna mais difícil antecipar as expectativas relativamente aos preços dos combustíveis na próxima semana. Contudo, se as quedas continuarem, é expectável que os preços baixem já na segunda-feira - e as descidas podem chegar aos 10 cêntimos.
"Dadas as atuais circunstâncias, torna-se difícil de avançar com eventuais previsões sobre as subidas/descidas dos preços dos combustíveis. No entanto, se as quedas continuarem, pode-se esperar uma redução dos combustíveis já na próxima semana", explicou o analista Henrique Tomé, da XTB, em declarações ao Notícias ao Minuto.
A manter-se esta tendência, de acordo com a CNN, o gasóleo pode ficar mais barato cerca de dez cêntimos na próxima segunda-feira e a gasolina cerca de três cêntimos. Estes cálculos, sublinhe-se, têm por base as cotações nos mercados internacionais até esta hora, pelo que os valores ainda podem variar.
O preço do petróleo está a desvalorizar na sessão desta quinta-feira, com o barril do Brent - que serve de referência para as importações nacionais - a negociar abaixo dos dólares. De acordo com o Investing, há momentos, o Brent descia 4,4% para 106,57 dólares por barril.
Contudo, a negociação da matéria-prima nos mercados internacionais, esta semana, tem ficado marcada pela volatilidade, conforme explicou o analista da XTB:
"Logo na segunda-feira o petróleo abriu em gap de baixa e registou quedas superiores a 6% devido às medidas de confinamento aplicadas na cidade de Xangai, na China. Entretanto, os preços recuperaram a maior parte das quedas, mas durante a sessão de hoje voltaram a recuar fortemente, na sequência das notícias de que Joe Biden estaria disposto a libertar novas reservas estratégicas de petróleo a fim de atenuar a escalada dos preços", acrescentou Henrique Tomé.
Abastecer o depósito ficou mais caro na segunda-feira, tanto para os condutores de carros a gasóleo como para os que têm carros a gasolina. Contas feitas, a gasolina subiu mais do que o previsto, mas o gasóleo encareceu ligeiramente abaixo das previsões.
O gasóleo aumentou 15 cêntimos por litro, ao passo que a gasolina encareceu 10 cêntimos por litro.
[Notícia atualizada às 11h21]
Leia Também: Nesta localidade vai 'nascer' um bairro de habitação jovem