A confiança na liderança das empresas quase duplicou em dois anos, com 42% dos profissionais a afirmar ter confiança nos líderes que conduzem a empresa, de acordo com o estudo Leadership Confidence Index 2022, divulgado esta quarta-feira e elaborado pela multinacional de recursos humanos Odgers Berndtson.
"A nova edição revela que a confiança na liderança das empresas por parte dos seus executivos quase duplicou nos últimos dois anos, com 42% dos profissionais a afirmar ter confiança nos líderes que conduzem a empresa. O reforço da confiança deve-se ao sucesso na forma como lideraram com as disrupções trazidas pela pandemia ao longo dos últimos dois anos", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Na edição anterior, em 2020, o estudo da Odgers Berndtson revelou que 24% dos executivos confiava na liderança das empresas para as quais trabalhavam, uma taxa inferior à registada agora.
O aumento da confiança na liderança da empresa deve-se a "diferentes tendências", explica a empresa de recursos humanos, "como a adoção de mais e melhor tecnologia, fator que antes era visto com alguma incerteza".
"Hoje os líderes olham de forma diferente para o impacto da tecnologia - apesar de ainda quase metade dos executivos (44%) sentir que a tecnologia é um fator de disrupção, este valor baixou significativamente dos 62% assinalados na edição do mesmo estudo em 2020", pode ler-se no mesmo comunicado.
O estudo revela ainda que a "maioria dos inquiridos (90%) confirma que a sua empresa sofreu o impacto das diferentes disrupções causadas pela pandemia Covid-19 mas que, ainda assim, 71% indica que a sua empresa cresceu ao longo dos últimos dois anos".
Leia Também: Açores adjudicam projeto do edifício Foros do Sol Mar em Vila Franca