Como é que o seu salário é influenciado pela inflação? Simule aqui

Funcionalidade disponibilizada pela Pordata "permite converter o seu salário (bruto ou líquido), utilizando o valor mensal do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor".

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
11/05/2022 09:49 ‧ 11/05/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

inflação

A subida dos preços tem sido constante nas últimas semanas, o que afeta diretamente o poder de compra dos portugueses. Afinal, como é que o seu salário é influenciado pela inflação? A Pordata disponibiliza uma ferramenta que permite simular este valor. 

"Descubra quanto do seu poder de compra está a perder com a inflação, no novo conversor da Pordata. Esta funcionalidade permite converter o seu salário (bruto ou líquido), utilizando o valor mensal do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC)", explica a Pordata, numa publicação na rede social Twitter. 

Pode aceder ao conversor aqui. A título de exemplo, para um salário de 1.000 euros, o poder de compra após a inflação é de 926 euros, o que significa que o trabalhador perde 74 euros. 

Na prática, "trata-se de transformar os valores a preços correntes (ou nominais, com inflação) em valores a preços constantes (reais, sem inflação). O cálculo é efetuado com base no último valor divulgado pelo INE relativo ao mês de Abril", explica a Pordata. 

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 7,4% em abril (5,5% no mês anterior), de acordo com as estimativas mais recentes do Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Estes dados serão confirmados esta quarta-feira. 

A estimativa do INE revela ainda que o Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 7,2% em abril. É o valor mais alto desde março de 1993. 

Leia Também: Bolsas europeias em alta, à espera da inflação dos EUA em abril

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas