Powell garante que irá continuar a agir até queda "clara" da inflação

O presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Jerome Powell, disse hoje que não se deve duvidar da determinação do banco central para conter a inflação, incluindo subir as taxas para níveis restritivos, se necessário.

Notícia

© Reuters

Lusa
17/05/2022 20:11 ‧ 17/05/2022 por Lusa

Economia

Fed

"O que precisamos ver é a inflação a cair de forma clara e convincente e vamos continuar a pressionar até vermos isso", disse hoje durante um evento do Wall Street Journal.

Se tal envolver "ultrapassar níveis considerados amplamente neutros, não hesitaremos em fazê-lo", garantiu.

A Fed aumentou as taxas de juros em meio ponto percentual no início deste mês e Powell admitiu estão em cima da mesa mais duas subidas em junho e julho, sinalizando mais uma vez esta posição hoje.

"Esta é uma economia forte e achamos que está bem posicionada para resistir a uma política monetária menos acomodatícia", acrescentou, vincando que o crescimento dos EUA deve permanecer positivo sem ser muito forte para conter a inflação.

Para Powell, é necessário "reduzir o crescimento dos níveis muito altos do ano passado, desacelerá-lo, mas ainda ser positivo", para que a oferta e a procura possam estar no mesmo nível e a inflação desacelere.

O banco central norte-americano anunciou em maio uma subida das taxas de juro em 50 pontos base, o primeiro aumento desta dimensão desde 2000, para tentar controlar a inflação.

No comunicado divulgado após uma reunião de dois dias, a a Fed indicou que se justificavam outros aumentos no futuro.

Os membros da Fed continuam a acreditar que a inflação se aproximará progressivamente da meta de 2% fixada pelo banco central, à medida que aumentam os custos do crédito, mas insiste que vai "manter-se particularmente atenta à inflação".

Leia Também: TAP fechou 2021 com menos 1.480 trabalhadores face a 2020

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas