Gasolina mais cara, gasóleo mais barato: Quais os postos mais económicos?
As previsões do Ministério das Finanças, divulgadas no final da semana passada, apontam para uma descida de 2,8 cêntimos do preço do gasóleo e uma subida de 4,1 cêntimos no preço da gasolina.
© Shutterstock
Economia Combustíveis
Os preços dos combustíveis devem registar um comportamento distinto, esta segunda-feira, com a gasolina a ficar mais cara e o gasóleo, por outro lado, a ficar mais barato. As previsões do Ministério das Finanças, divulgadas no final da semana passada, apontam para uma descida de 2,8 cêntimos do preço do gasóleo e uma subida de 4,1 cêntimos no preço da gasolina.
Tendo por base as previsões de que o preço da gasolina iria subir, a tutela decidiu descer o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) em 1,2 cêntimos por litro a partir desta segunda-feira.
"Tendo em conta a perspetiva da evolução dos preços na próxima semana, o Governo determina a redução da taxa do ISP em 1,2 cêntimos por litro de gasolina, a partir da próxima segunda segunda-feira, dia 23 de maio", pode ler-se no comunicado do Ministério das Finanças, enviado na sexta-feira às redações.
Por outro lado, "a taxa unitária de ISP aplicável ao gasóleo ficará inalterada, mantendo-se a aplicação dos descontos atualmente em vigor", acrescentou o Executivo.
Onde é que os preços são mais baratos?
Os dados mais recentes disponibilizados na plataforma Preços dos Combustíveis Online revelam que o preço médio da gasolina simples 95 era de 1,964 euros por litro no domingo, dia 22 de maio, antes da atualização esperada para esta segunda-feira, ao passo que o gasóleo simples custava 1,783 euros por litro.
Os cinco postos de abastecimento mais económicos são os seguintes:
Os postos de abastecimento mais económicos© Shutterstock
Leia Também: A decisão de Bruxelas e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com