Falecimento de familiar adia (ou suspende) as férias? ACT responde

Saiba o que diz a lei e fique a par dos seus direitos.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
06/07/2022 07:53 ‧ 06/07/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

ACT

A resposta é sim: o falecimento de um familiar adia ou suspende o gozo de férias por parte do trabalhador, uma vez que é um acontecimento que não depende da vontade do funcionários, esclarece a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).  

"Sabia que o falecimento de familiar adia ou suspende o gozo das férias? Isto porque não depende da vontade do trabalhador e impossibilita o gozo do direito a férias, que visa o descanso e a recuperação física do trabalhador", revela a ACT, numa publicação na rede social Twitter. 

Na prática, como funciona? Veja um exemplo da ACT:

O trabalhador - com horário de trabalho das 9h às 18h de 2.ª a 6.ª - tem dois dias de férias marcados no período de 2 de julho (segunda-feira) a 3 de julho (terça-feira).

O irmão do trabalhador faleceu no dia 28 de junho (quinta-feira) às 18h. O trabalhador comunicou no dia 29 de junho (sexta-feira) ao empregador que o irmão faleceu e que o funeral irá realizar-se nesse dia.

Ora, iniciando-se a contagem dos dois dias consecutivos de falta na sexta-feira contabilizam-se a sexta (29 de junho) e segunda (2 de julho).

O trabalhador gozará o dia de férias remanescente: terça (3 de julho). O período correspondente aos dias de férias não gozados (1 dia) deve ser marcado por acordo ou, na falta deste, pelo empregador, sem sujeição período de férias estabelecido no n.º 3 do artigo 241.º do CT.  

Leia Também: Monkeypok: 11 sintomas que podem facilmente passar despercebidos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas