A semana começou com o caos no aeroporto de Lisboa e promete acabar da mesma maneira, já que para esta sexta-feira, dia 8 de julho, estão previstos cerca de três dezenas de voos cancelados, de acordo com a informação disponibilizada no site da ANA Aeroportos.
Os problemas observados em Lisboa estão a ser vividos em vários aeroportos nos Estados Unidos e na Europa.
Na origem destas situações estão falta de pessoal, greves e outros fatores externos agravantes, nomeadamente climáticos, relacionados com a Covid-19 ou com imprevistos, como é o caso do rebentamento do pneu de um jato particular que encerrou por algumas horas a pista do aeroporto de Lisboa, na tarde de sexta-feira.
Os cancelamentos de voos aliados ao aumento da procura têm gerado a criação de longas filas nos aeroportos, com muitos passageiros a queixarem-se das horas perdidas à espera da bagagem e a reportarem o facto de apenas conseguirem recuperar as malas dias depois de terem chegado.
O cancelamento de voos pode tornar-se no "novo normal na Europa", com as companhias aéreas a terem poucos incentivos para contratar e aumentar massa salarial, numa altura de aumento dos preços dos combustíveis, segundo um estudo.
Leia Também: Voos cancelados podem tornar-se no "novo normal" na Europa