Numa altura em que o país está a passar por uma onda de calor bastante severa, a CP - Comboios de Portugal apelou aos seus clientes para que evitem viajar nas horas de maior calor, pode ler-se no aviso publicado no site da empresa.
"Recomendamos que, sempre que possível, realize as suas viagens ao início da manhã ou ao final do dia", dava conta este aviso.
A CP advertiu ainda que, "devido à onda de calor prevista para os próximos dias, as condições de conforto a bordo de alguns comboios poderão não ser as mais adequadas, em especial nas horas com temperaturas mais elevadas".
A empresa pública informou, na mesma nota, que dá aos viajantes a possibilidade de alterarem a viagem que estava já previamente marcada, tendo direito à devolução do dinheiro. "Se já for portador de bilhete para os serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional e pretender alterar a sua viagem, poderá efetuar o reembolso, no valor total do bilhete adquirido", explicou a entidade.
O anúncio foi feito pela CP depois de, segundo avançado pelo ECO, pelo menos dois comboios de longo curso terem avariado na sexta-feira devido ao calor excessivo. Um deles foi o Alfa Pendular 135, que terá sofrido uma avaria quando se encontrava na estação do Entroncamento. Na estação de Pombal, também o Intercidades 523 sofreria do mesmo mal.
De recordar que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado 16 distritos em aviso laranja devido ao calor, com a temperatura mais elevada a estar prevista para Santarém, que deverá atingir os 42ºC.
Leia Também: Avaria de comboio interrompe circulação na Linha Verde do Metro de Lisboa