Literacia financeira? Empresários portugueses lideram entre 14 países

Empresários portugueses ficam em 1.º lugar no indicador global de literacia financeira nas empresas até nove trabalhadores e em 2.º lugar nas empresas entre 10 e 49 trabalhadores.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
18/07/2022 13:15 ‧ 18/07/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

Literacia financeira

O 1.º Inquérito à Literacia Financeira aos empresários (proprietários e gestores) de micro e pequenas empresas em Portugal, divulgado esta segunda-feira, revela que os empresários portugueses ficam em 1.º lugar no indicador global de literacia financeira nas empresas até nove trabalhadores e em 2.º lugar nas empresas entre 10 e 49 trabalhadores.

"Os empresários de micro e pequenas empresas portuguesas apresentam dos maiores níveis de literacia financeira entre 14 países da Rede Internacional de Educação Financeira da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento na Europa (OCDE/INFE)", revela o Banco de Portugal (BdP), em comunicado.

O inquérito revela ainda que os indicadores de literacia financeira são "mais elevados nos empresários de pequenas empresas do que nos de microempresas, aumentando com o respetivo volume de negócios".

"A generalidade dos inquiridos tem uma conta bancária para a sua empresa, gerida separadamente da do seu agregado familiar (98,5%), e cerca de metade possui seguros de responsabilidade civil (49,2%), sendo que cerca de 41% referem conhecer o financiamento através do mercado de capitais. Quase dois terços conhece as linhas de crédito protocoladas com o Estado e mais de um quarto (26,3%) contrata este tipo de crédito", pode ainda ler-se.

Relativamente à gestão e planeamento das finanças da empresa, "mais de metade dos inquiridos (54,8%) recorre a contabilistas e mais de um terço a intermediários financeiros (38,8%) para ajuda na tomada de decisões financeiras, sobretudo relacionadas com contabilidade (69,2%) e impostos (47,7%). A generalidade dos empresários dispõe de meios apropriados (seguros, fundos próprios, dinheiro reservado para emergências) para lidar com imprevistos como o roubo de equipamento". 

Leia Também: Oficial: Ex-Sporting Diogo Rosado muda-se para o Lourosa

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas