Zona Euro. Atividade económica contrai em agosto pelo 2.º mês seguido

A atividade económica na zona do euro contraiu-se em agosto no setor privado, pelo segundo mês consecutivo, pressionada pela inflação que retraiu o consumo e pelas dificuldades de abastecimento, segundo o índice de gestores de compras (PMI) divulgado esta terça-feira.

Notícia

© iStock

Lusa
23/08/2022 11:41 ‧ 23/08/2022 por Lusa

Economia

atividade económica

O índice composto PMI, considerado um barómetro da evolução geral da economia, caiu para 49,2 na primeira estimativa de agosto, depois de em julho se ter situado nos 49,9 pontos, sendo que é o valor mais baixo observado desde fevereiro de 2021, refere a S&P Global em comunicado.

O diretor para a área da economia da S&P Global, Andrew Harker, afirmou que "os últimos números do PMI para a zona do euro sinalizam uma contração na economia no terceiro trimestre do ano".

Este índice, que é calculado com base em inquéritos empresariais, caiu para 49,2 pontos em agosto, face aos 49,9 de julho e 52 de junho deste ano.

Um valor acima de 50 pontos sinaliza que a atividade económica está a crescer, enquanto um valor do índice abaixo dos 50 pontos sinaliza uma contração da atividade económica.

Leia Também: Resultados da TAP? São melhores do que os que estavam planeados, diz CEO

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas