O pacote de apoios que o Governo está a preparar, em resposta à inflação, rondará os dois mil milhões de euros, avança a SIC Notícias. Estas medidas extraordinárias serão aprovadas no Conselho de Ministros extraordinário agendado para a próxima segunda-feira.
Em declarações proferidas esta quinta-feira, o primeiro-ministro remeteu para esse dia o anúncio das medidas para ajudar as famílias a fazer face ao aumento do custo de custo de vida, afirmando que "a força vem da calma".
Relativamente aos apoios para as empresas, António Costa disse esperar que a União Europeia aprove, na próxima semana, a reforma do mercado da eletricidade, defendendo que só depois faz sentido o Governo definir medidas dirigidas às empresas.
Também hoje, o Presidente da República defendeu que as medidas de apoio às famílias e empresas para fazer face à inflação deveriam ser concertadas a nível europeu, afirmando esperar para ver o pacote que o Governo anunciará.
"Acho que neste momento, em todos os países, tem que se ponderar um conjunto de medidas. O ideal era que fosse concertado a nível europeu, senão aumentam as desigualdades na Europa", respondeu aos jornalistas Marcelo Rebelo de Sousa à saída das Conferências do Estoril, quando questionado sobre o anúncio de Espanha de que vai reduzir o IVA do gás.
Leia Também: Oficial: II Liga vai ter VAR já na próxima temporada