Governo atualiza desconto do ISP no gasóleo e na gasolina

Atualização do desconto do ISP é de "cerca de 0,1 cêntimos por litro de gasóleo e 4,4 cêntimos por litro de gasolina".

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
03/10/2022 15:14 ‧ 03/10/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

combustíveis

O Governo anunciou, esta segunda-feira, que procedeu à atualização regular mensal do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) aplicado nos combustíveis. 

"Tendo em conta a evolução recente de descida do preço do gasóleo e da gasolina, estas medidas temporárias resultam numa atualização do desconto do ISP em cerca de 0,1 cêntimos por litro de gasóleo e 4,4 cêntimos por litro de gasolina", pode ler-se num comunicado do Ministério das Finanças ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Segundo o Ministério tutelado por Fernando Medina, "considerando todas as medidas em vigor, a diminuição da carga fiscal passará a ser, a partir de 4 de outubro, de 28,3 cêntimos por litro de gasóleo e 26,2 cêntimos por litro de gasolina". 

O Executivo lembra que as medidas de mitigação do aumento dos preços dos combustíveis "mantêm-se em vigor para o mês de outubro, continuando o Governo a apoiar todos os consumidores através de uma redução nos impostos sobre os combustíveis".

Na semana passada, recorde-se, a Comissão Europeia aprovou o pedido feito por Portugal para ir, temporariamente, além dos mínimos previstos nas normas europeias relativas ao ISP para uma redução da carga fiscal nos combustíveis, esperando-se aval final na UE ainda este mês.

[Notícia em atualização]

Leia Também: É cliente do Millennium BCP e não consegue aceder à app? Não é o único

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas