O crédito à habitação motivou 35% das queixas bancárias em 2024, de acordo com um estudo da Consumers Trust Labs. Das 224.256 reclamações registadas em 2024 no Portal da Queixa, a categoria ‘Bancos, Financeiras e Pagamentos’ representou 5,9% do total.
"No segmento da banca, considerando as subcategorias ‘Bancos – Grandes Bancos’, Bancos’ e ‘Bancos Digitais’, foram registadas 3.100 reclamações, refletindo desafios contínuos na prestação de serviços financeiros e na relação entre clientes e instituições", pode ler-se num comunicado.
Contudo, "apesar do elevado número de reclamações, 70% dos casos foram resolvidos, o que demonstra um esforço do setor para atender às preocupações dos consumidores".
"Do total de reclamações identificadas, o estudo aferiu que cerca de 35% (mais de 1.000 casos) está relacionada com créditos à habitação, evidenciando desafios no acesso, gestão e condições dos financiamentos habitacionais. Deste grupo, 30% das ocorrências são reportadas pelos mais jovens (até 34 anos de idade), evidenciando-se como um dos grupos mais afetados e onde a insatisfação tem maior impacto", pode ler-se.
Segundo os dados, "na subcategoria ‘Bancos – Grandes Bancos’, o Santander é o banco com o Índice de Satisfação (IS) mais elevado, avaliado pelos consumidores em 86.5 (em 100), resultado do esforço da entidade na resolução dos problemas dos clientes. Em 2024, o banco absorveu 17% do total de queixas dirigidas ao setor".
Já na "subcategoria ‘Bancos, é o ActivoBank que regista o maior IS (74.4), resultado de elevada performance na resolução dos problemas reportados pelos clientes. Contudo, a entidade bancária somou 40% do total de reclamações registadas no ano passado".
"No segmento dos ‘Bancos Digitais’, é o Openbank que lidera com 71.3 de Índice de Satisfação. A entidade foi alvo de 36% das reclamações registadas nesta subcategoria. Porém, o maior volume de queixas foi dirigido ao Revolut (39%), que apresenta com um IS avaliado em apenas 18.3", é ainda referido.
Leia Também: Garantia de empréstimos? BCE vai ser mais rigoroso na aceitação de ativos