O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, admitiu, esta quarta-feira, que o programa Bilha Solidária não está a ter o sucesso que o Governo deseja e considera que é necessário uma aproximação aos potenciais beneficiários.
"Quanto ao tema da bilha solidária, temos consciência que o programa não está a ter o sucesso que nós desejávamos, aproveito já para dizer o mesmo relativamente aos vales de energia do PRR", disse o ministro do Ambiente, na conferência de imprensa de apresentação de novas medidas para as empresas face aos custos da energia.
Na opinião do governante, é essencial que exista uma aproximação aos potenciais beneficiários desta medida. "Temos que nos aproximar dos seus beneficiários", acrescentou.
"O que estamos a procurar fazer é estabelecer uma parceria com a associação nacional de freguesias para procurar promover melhor [o programa] e ir ao encontro dos beneficiários", acrescentou o ministro do Ambiente.
No final de agosto, recorde-se, o Governo relançou o apoio à compra de gás engarrafado (Bilha Solidária), para o qual mobilizou financiamento do Fundo Ambiental.
Na altura, justificou que "face à baixa adesão ao programa, o Governo entendeu tornar a medida mais acessível, envolvendo as juntas de freguesia na sua atribuição e divulgação, para além do envolvimento dos balcões dos CTT, e também renovar o prazo da medida, até ao final do ano".
Leia Também: IL pede ao Governo dados oficiais sobre programa Bilha Solidária