Os preços das portagens nas pontes sobre o Tejo - Ponte 25 de Abril e Ponte Vasco da Gama - podem subir 9,3% no arranque do próximo ano, tendo por base a taxa de inflação de setembro, que foi divulgada pelo INE na quinta-feira.
As duas pontes, recorde-se, estão concessionadas à Lusoponte e o contrato prevê que a atualização das taxas esteja indexada à taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) de setembro.
A confirmar-se este aumento, o preço de um veículo de classe 1, que atualmente paga 1,90 euros para atravessar a Ponte 25 de Abril, passará para 2,07 euros, o que significa mais 17 cêntimos.
No caso da Ponte Vasco da Gama, os veículos de classe 1 pagam 2,90 euros e, com o aumento, passam a pagar 3,17 euros, o que significa mais 27 cêntimos.
A variação homóloga do IPC foi 9,3% em setembro de 2022, taxa superior em 0,4 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior e a mais elevada desde outubro de 1992, divulgou o INE, confirmando as estimativas divulgadas no final do mês passado.
Leia Também: Já a pensar nas pontes de 2023? Eis o calendário dos feriados nacionais