Os preços dos combustíveis vão voltar a ficar mais caros no arranque da próxima semana. A gasolina deverá aumentar 6 cêntimos por litro, ao passo que o gasóleo simples deverá encarecer 9,5 cêntimos, segundo a SIC Notícias.
Esta subida soma-se aos aumentos que têm sido verificados ao longo desta semana, que começou também com um forte acréscimo dos preços.
Na quinta-feira o preço médio do gasóleo simples estava nos 1,894 €/litro, ao passo que a gasolina simples 95 custava, em média, 1,851 €/litro.
A Agência Internacional de Energia reviu em baixa as previsões da procura de petróleo para este ano e, sobretudo, para 2023, e alertou que a decisão da OPEP+ de reduzir a produção pode arrastar o mundo para a recessão.
No relatório mensal sobre o mercado petrolífero, a AIE é particularmente severa com o que descreve como um "corte maciço" da produção do cartel petrolífero, até dois milhões de barris por dia a partir de novembro, equivalente a 2% a nível mundial, o que já causou um aumento de cerca de 14 dólares por barril em relação aos mínimos de setembro.
[Notícia atualizada às 10h55]
Leia Também: Combustíveis? Não foi só na 2.ª feira que preços subiram (veja o gráfico)