Só um em cada 10 estudantes (11%) dos estudantes universitários diz estar preparado para o mercado de trabalho, de acordo com o estudo 'Connected Student Report' da Salesforce, divulgado esta quarta-feira.
"Na Era pós-pandémica, as instituições de ensino superior têm a oportunidade de reimaginar as experiências dos estudantes, para atingirem melhores resultados. Os novos dados hoje apresentados pela Salesforce indicam que o trabalho deve começar logo no momento de inscrição de novos alunos", pode ler-se num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
O estudo mostra que só um terço dos estudantes inquiridos admite ter tido "excelentes experiências" na universidade.
"As instituições estão sob pressão para uma interação real e cativante ao longo do percurso académico dos estudantes, adaptando-se às novas expectativas e preparando melhor os alunos para o mercado de trabalho", pode ainda ler-se.
O relatório sugere, por isso, "que as instituições de ensino superior devem atualizar-se para atraírem os estudantes num mundo onde os custos do ensino estão cada vez mais elevados, as empresas começam a retirar exigência de formação superior e as competências digitais são cada vez mais importantes mas menos alvo de formação (apenas 32% dos estudantes da Geração Z diz sentir-se equipado com os recursos necessários ara aprender as competências digitais necessárias para o desenvolvimento profissional)".
Leia Também: Trás-os-Montes. Dívidas do Estado podem pôr em causa hemodiálise