Portugal é o sétimo país da União Europeia (UE) em que a maior percentagem dos gastos das famílias são em alimentação, de acordo com dados compilados e divulgados pela Pordata.
Os números mostram que as despesas de consumo final dos agregados domésticos em produtos alimentares e bebidas não alcoólicas representaram, em Portugal, 17,9% do total dos gatos em 2021
A liderar a lista está a Roménia (25,2%), seguida pela Lituânia (20,4%) e pela Estónia (19,9%), de acordo com os dados da Pordata.
Do lado oposto, a percentagem é mais baixa na Irlanda (8,3%) e na Áustria (10,9%).
Os dados revelam ainda que as despesas relacionadas com habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis representaram, em Portugal, 19,8% do 'bolo' total. Já os gastos relacionados com vestuário e calçado representaram 5,7%, também no ano passado.
Conheça aqui em que países é maior e menor a percentagem dos gastos das famílias em alimentação mas também noutras áreas como vestuário, habitação, saúde, transportes, comunicações, lazer, educação, restauração, entre outros bens e serviços (em paridade de poder de compra).
— PORDATA (@PORDATA) November 2, 2022
Leia Também: Prestação da casa pode subir até 234€ este mês. Simule quanto vai pagar