Especial Black Friday. Cuidados a ter e onde é que se está mais protegido
O cliente "deverá estar atento aos preços anteriormente praticados de modo a conferir se a promoção é real e evitar cair em promoções simuladas". Afinal, o consumidor está mais protegido quando faz compras online ou em loja?
© Shutterstock
Economia Black Friday
Muitos aguardam pela Black Friday para começar a fazer as compras de Natal, outros para comprar artigos há muito desejados a um preço mais simpático. Contudo, qualquer que seja o caso, há alguns cuidados que o consumidor deve ter para evitar ser enganado.
Deste modo, o cliente "deverá estar atento aos preços anteriormente praticados de modo a conferir se a promoção é real e evitar cair em promoções simuladas, com subidas de preços em data anterior à Black Friday", diz Regina Gonçalves, advogada da Cerejeira Namora, Marinho Falcão, em declarações ao Notícias ao Minuto.
Além disso, outro cuidado a ter deverá passar pela "comparação de preços entre lojas, não apenas para beneficiar do preço mais baixo, mas também para garantir que o preço é adequado (aproveitando o facto de o consumidor desconhecer o preço habitualmente praticado, por vezes os comerciantes colocam produtos mais caros junto dos produtos que pretendem vender para que estes pareçam mais aliciantes)".
"Para isso, poderá utilizar várias ferramentas de comparação de preços disponíveis online, que permitem não só comparar os preços entre as diferentes lojas, como ainda a variação de preços do mesmo vendedor ao longo do tempo. Assim poderá confirmar se a redução do preço anunciada é real", explica a advogada.
Leia Também: Falsos descontos? "Não se deixe enganar" e compare os preços (saiba como)
O consumidor está mais protegido quando faz compras online ou em loja?
Regina Gonçalves considera que o consumidor está mais protegido quando faz compras online e explica: "Nas compras online o comprador dispõe de um prazo de 14 dias após receber o produto para que o possa devolver, sendo reembolsado da totalidade do valor pago, sem necessitar de invocar qualquer motivo e sem incorrer em quaisquer custos".
Ainda assim, o cliente "deverá ter em atenção que o bem deve ser restituído nas devidas condições e sem depreciação".
Por outro lado, nas compras em loja física os "direitos do consumidor exigem que o bem adquirido tenha alguma desconformidade ou defeito para que possa ser devolvido".
A Black Friday acontece já esta sexta-feira, dia 25 de novembro, e o Notícias ao Minuto tem vindo a partilhar um conjunto de dicas que podem ser úteis para quem quer fazer bons negócios nesta altura de promoções ou apenas para quem quer evitar ser enganado por falsos descontos. Pode consultar o artigo anterior aqui.
Leia Também: Especial Black Friday. Preço pode aumentar para desconto ser maior?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com