Os CTT – Correios de Portugal alertaram, esta terça-feira, que estão a circular nas redes sociais e internet esquemas de phishing utilizando, de forma abusiva, o nome e imagem da operadora de correios.
"Os esquemas de phishing com alegadas encomendas para levantar são muito frequentes e podem chegar através de email, SMS ou de aliciamento através das redes sociais. Saiba que essas abordagens não são verdadeiras e que se trata de uma tentativa falsa com vista à obtenção de dados pessoais e bancários, sem qualquer ligação aos CTT", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
A recomendação da operadora é que os clientes se informem "antes de clicar em alguma comunicação CTT que lhe pareça suspeita.
O phishing, recordam os CTT, é uma "técnica de fraude online onde, através de mensagens SMS, emails ou publicações em social media, que tentam obter informações confidenciais como contas de login, passwords ou detalhes bancários, usando a identidade de instituições de confiança como se se tratasse de comunicações oficiais".
"O objetivo destas comunicações é encaminhar o utilizador para um site falso, de modo que este forneça os seus dados confidenciais", remata a operadora.
Uma das mensagens que está a circular é a seguinte:
CTT sublinham que "não se trata de um serviço CTT, mas sim de um esquema de recolha de dados"© CTT
Leia Também: CTT preparam reforço de equipas para pico da temporada