A Câmara Municipal de Gouveia, presidida por Luís Tadeu, referiu em comunicado enviado à agência Lusa que, este ano, promove uma campanha de incentivo a compras no comércio local, um Mercado Encantado e um Concurso de Presépios de Rua.
A campanha de incentivo às compras no comércio local tem como objetivo "estimular a economia local e incentivar as compras nos estabelecimentos de comércio e serviços do concelho".
De acordo com a autarquia, no âmbito da iniciativa, por cada compra de valor igual ou superior a 20 euros os participantes irão receber um cupão que, sendo depositado na tômbola localizada no Mercado Municipal de Gouveia, "os poderá habilitar a receber prémios financeiros convertíveis em compras no comércio local".
A campanha vai ser desenvolvida pelo município de Gouveia, localizado na Serra da Estrela, em parceira com a ADN - Agência de Desenvolvimento dos Negócios de Gouveia.
Já o Mercado Encantado, que se irá realizar entre 16 de dezembro e 06 de janeiro de 2023, no espaço do Mercado Municipal, pretende ser uma iniciativa de dinamização daquele equipamento e do comércio local.
"Trata-se de um mercado de Natal para a comercialização de produtos locais, enquadráveis na quadra natalícia, que irá contar com espaços de animação dedicada aos mais novos: a pista de gelo (sintética), a rampa deslizante, o comboio encantado, a casa do Pai Natal e múltiplos espaços de animação infantil, com teatrinhos e concertos musicais", explicou a autarquia de Gouveia.
O Mercado Encantado é organizado pela Câmara Municipal em parceria com o Instituto de Gouveia - Escola Profissional.
Por fim, no âmbito da programação natalícia deste ano, será realizado um Concurso de Presépios de Rua para "estimular o espírito criativo e convidar todos os gouveenses a darem o seu contributo para a decoração natalícia", num contexto em que "há a necessidade de promover a redução da iluminação decorativa e os respetivos gastos energéticos".
O concurso é dirigido a todas as pessoas e associações do concelho de Gouveia "que queiram dar o seu contributo na decoração das principais artérias da cidade neste período festivo e habilitar-se a ganhar os prémios financeiros que serão atribuídos aos vencedores".
Leia Também: Câmara de Braga vai ajudar famílias a pagar créditos à habitação